Fiocruz celebra Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência com evento inspirador no mês das mulheres

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi palco de um evento emocionante na quinta-feira, 7 de março, para celebrar o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. Meninas dos territórios da Maré e de Manguinhos participaram de um dia repleto de atividades científicas e culturais, promovendo trocas de experiências e se inspirando em mulheres, que estão fazendo a diferença no mundo das Ciências. 

Desde as primeiras horas da manhã, o auditório de Bio-Manguinhos se coloriu de verde e lilás – cores da camisa do evento deste ano - com a presença das jovens meninas que estavam entusiasmadas por aprender e compartilhar conhecimento. A programação incluiu uma série de atividades integrativas de Divulgação Científica, onde as participantes puderam mergulhar em experimentos, jogos e descobertas.

O ponto alto do evento foi a roda de conversa com mulheres, que construíram suas carreiras na ciência e continuam lutando para diminuir a desigualdade de gênero nesse campo. Egressas de programas como o Provoc - Programa de Vocação Científica - da EPSJV/Fiocruz compartilharam suas histórias inspiradoras, motivando as jovens presentes a seguirem seus sonhos científicos.

Após o almoço, as meninas tiveram a oportunidade de explorar os espaços da Fiocruz, com visitas guiadas pelo simbólico Castelo Mourisco e pela Fábrica de Vacinas. Jogos e atividades de divulgação científica e cultural garantiram uma tarde dinâmica e enriquecedora para todas as participantes.

O encerramento do evento foi marcado por uma apresentação de balé clássico e contemporâneo do Ballet Manguinhos, demonstrando que a arte também tem seu lugar na ciência. 

O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Assembleia das Nações Unidas em 2015, integra o calendário de eventos da Fiocruz desde 2019, que vem promovendo o Programa Mulheres e Meninas na Ciência na Fiocruz. Coordenado pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz), este programa tem o objetivo de garantir a participação feminina de forma plena e igualitária na ciência e tecnologia. O Grupo de Trabalho Mulheres e Meninas na Ciência, criado em consonância com o Programa, é responsável por coordenar projetos em todo o país, buscando ampliar o acesso das mulheres a oportunidades no campo científico.

O evento realizado pela Fiocruz para celebrar o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência foi uma verdadeira celebração da diversidade e do potencial feminino na área científica. Por meio de atividades interativas, trocas de experiências e inspiração mútua, as participantes saíram motivadas a seguir seus sonhos e a conquistar seu espaço no mundo da ciência. A Fiocruz reafirma assim seu compromisso em promover a igualdade de gênero e estimular o talento das mulheres na ciência e tecnologia.

duas egressas do Provoc posam para foto com a coordenadora do Programa.

Fonte: Fiocruz

epsjv
fiocruz
farperj
cnpq