O Provoc

O Programa de Vocação Científica (Provoc) foi criado em 1986 pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

O objetivo do Provoc é possibilitar ao estudante de ensino médio a vivência em ambientes de pesquisa e conhecer o cotidiano de trabalho dos pesquisadores, proporcionando a experiência de aprender ciência na prática. Com essas vivências o Programa de Vocação Científica estimula ao jovem seguir uma carreira científica, especificamente, nas áreas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. 

A evolução do Provoc na Fiocruz 

Em agosto de 1986, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) organizou a primeira turma de alunos do Provoc, em Manguinhos, no Rio de Janeiro com nove pesquisadores-orientadores, cinco coorientadores e 14 alunos do Colégio de Aplicação da UERJ, que deram início às atividades em sete departamentos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC): Biologia, Entomologia, Fisiologia e Farmacologia, Malacologia, Micologia, Patologia e Protozoologia. Desses alunos, dez concluíram e quatro desistiram. Já funcionou tão bem no primeiro ano, que no ano seguinte novos pesquisadores se integram a essa ideia e o programa começa a crescer. 

No ano seguinte novas escolas começaram a participar do Provoc; em 2005, o Programa já trabalhava com 11 instituições de ensino, incluindo alunos do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm) e das escolas públicas do entorno da Fiocruz que participavam do DLIS-Manguinhos (Programa de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável). 

O Projeto de Ampliação do Provoc 

Em 1986, o Projeto de Ampliação e Descentralização do Provoc obteve o apoio da Fundação Vitae, possibilitando a criação do Programa nos centros regionais da Fiocruz, em Belo Horizonte (CPqRR), Recife (CPqAM) e Salvador (CPqGM). 

Através de convênios, o Programa de Vocação Científica (Provoc) foi implantado na área de Física no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), em Química no Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes) e em Informática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). 

Em 2004, consolidou-se a pesquisa na área da educação em ciências na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, com a criação do Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (Lic-Provoc), permitindo, entre outras conquistas, o fortalecimento de uma linha de pesquisa em educação não-formal, articulada aos estudos sobre práticas pedagógicas no campo da Ciência e Tecnologia (C&T). 

Desde 2010, o Provoc mantém parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e oferece bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM) para alunos de escolas públicas. 

Provoc em números 

Nesses 38 anos de existência, cerca de 1000 pesquisadores participaram do Programa, orientando mais de dois mil alunos, oriundos de 15 instituições de ensino do Rio de Janeiro, em 19 unidades de pesquisa da Fiocruz. Outras centenas de alunos e orientadores também têm vivenciado o Programa de Vocação Científica nos demais centros regionais da Fiocruz e instituições de pesquisa. Em 19 de agosto de 2011, o Provoc comemorou 25 anos, com o lançamento do Observatório Juventude, Ciência & Tecnologia. 

Etapas do Provoc 

O Programa de Vocação Científica (Provoc) tem dois estágios denominados: Etapa Iniciação e Etapa Avançado. A Etapa Iniciação tem como objetivo familiarizar os alunos com as principais técnicas e objetos de pesquisa em Ciência e Tecnologia (C&T). É o período em que os estudantes acompanham atividades de pesquisa, supervisionados por seus orientadores pelo período de doze meses. 

Na Etapa Avançado, o objetivo principal é possibilitar a aprendizagem e vivência de todas as fases de execução de um projeto de pesquisa em C&T. Os jovens participam desde a escolha e elaboração do projeto até a comunicação dos resultados em eventos científicos promovidos pelo Provoc e também através de publicações. Essa fase é mais longa, com duração de 21 meses. 

Cerca de 33% dos alunos que fazem a Etapa Iniciação continuam na Etapa Avançado, um percentual que se mantém ao longo da história do Provoc. Dentre os principais motivos que leva à não continuidade do estudante na Etapa Avançado estão o excesso de atividades escolares e as exigências do pré-vestibular. 

epsjv
fiocruz
farperj
cnpq